O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
· Discernir sobre o conceito e a aplicabilidade das metodologias ativas.
· Entender o cenário da Educação 4.0 e o papel das metodologias ativas nesse contexto.
· Aplicar metodologias ativas na ambiência da sala de aula.
· Medir indicadores de aprendizagem em meio aos processos de aprendizagem que se utilizam das metodologias ativas
· Aplicar a metodologia da aprendizagem baseada em problemas.
· Compreender os fundamentos metodológicos da aprendizagem baseada em problemas.
· Aplicar a metodologia da aprendizagem baseada em projetos.
· Compreender os fundamentos metodológicos da aprendizagem baseada em projetos.
· Compreender os cenários e o papel dos ambientes virtuais de aprendizagem para a aplicação da metodologia do ensino adaptativo.
· Aplicar o método do ensino adaptativo às diversas experiências de aprendizagem.
· Entender a fundamentação metodológica da gamificação da aprendizagem.
· Aplicar o método da aprendizagem baseada em games nas diversas situações e contextos educacionais.
Discernir sobre as tendências e perspectivas da escola do século 21.
· Aplicar a metodologia ativa da sala de aula invertida, compreendendo sua fundamentação e suas várias ferramentas de apoio.
· Compreender a origem e a evolução do Design Thinking como metodologia ativa da aprendizagem.
· Aplicar o Design Thinking nos vários contextos e situações do dia a dia da aprendizagem.